Tudo que você deve saber sobre a Psicologia das Cores

psicologia das cores

A psicologia das cores é utilizada para interagir com as emoções dos usuários. Ou seja, através do uso das cores o consumidor recebe estímulos cerebrais que facilitam ou dificultam determinada compra.

Você sabia que as cores podem melhorar em 73% a compreensão de uma ideia? Sabia ainda que 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que todos os outros fatores ao escolher um produto e que a cada 3 consumidores, 2 não realizam uma compra se o produto não estiver em sua cor favorita? 

Talvez você não consiga visualizar o poder que as cores têm sobre sua mente, mas entender seus significados e emoções são ferramentas de marketing poderosíssimas e fundamentais para o sucesso do seu negócio

As cores são a língua nativa do subconsciente.” (Carl Jung)

Neste artigo falaremos sobre o significado das cores no Marketing, como elas nos influenciam, que cores usar em sua empresa e muito mais! 

Vamos lá?

Mas afinal, o que é a Psicologia das cores?

A Psicologia das Cores é um estudo ligado ao Neuromarketing que busca compreender como o cérebro humano processa e se comporta frente às informações captadas visualmente.

Com base nessas informações, é possível entender como as cores afetam as percepções e o comportamento do consumidor e, assim, construir um novo negócio, mudar um existente ou focar suas estratégias de marketing visando transmitir emoções e sentimentos que correspondam diretamente aos valores e objetivos da marca.

Como as cores nos influenciam

Imagino que você não acredite no Papai Noel. Contudo, certamente já o viu desfilando com suas roupas vermelhas em épocas de Natal, correto? 

O que talvez você não saiba, é que as roupas do Papai Noel, na verdade, eram verdes e ele só passou a utilizar roupas vermelhas a partir dos anúncios da Coca-Cola.

Veja como a Coca-Cola simplesmente mudou uma tradição utilizando a Psicologia das Cores a favor de sua marca, deixando claro que, ao utilizar as cores certas, é possível transmitir as mais diversas emoções, capazes de levar as pessoas à ação. 

Temos um artigo que mostra tudo que a Coca-Cola pode nos ensinar sobre o Neuromarketing, você pode conferir clicando aqui.

É, em grande parte, por meio da escolha da cor em embalagens, campanhas publicitárias e logotipos que uma marca pode influenciar seus consumidores a compra ou, então, se tornar a melhor opção frente à concorrência.

Usar as cores da maneira correta é uma das principais ferramentas de Marketing, inclusive, estudos do Neuromarketing já dividem as cores em categorias de acordo com suas aplicações ideais.

É sobre essas categorias que vamos falar a seguir.

Qual o significado de cada cor?

Entenderemos agora sobre o conceito de cada cor e como elas são capazes de melhorar seus resultados.

Abaixo, separamos um infográfico produzido pela empresa The Logo Company. Trata-se de um verdadeiro Guia de Emoções, no qual podemos identificar a relação de grandes marcas com cada cor.

guia de emoções the logo company

O infográfico nos permite visualizar os sentimentos despertados por cada marca. Esses sentimentos já são despertados em nós inconscientemente, talvez você só não tenha reparado.

A fim de ajudar sua empresa a despertar as emoções desejadas em seu público, separamos os significados de cada grupo de cor, os sentimentos que despertam e como as empresas as utilizam. Confira!

Cores primárias

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Entenda suas principais características:

  • Vermelho: A cor vermelha estimula fisicamente o corpo, desperta energia e o desejo por tomar uma decisão. É uma cor extremamente dinâmica que pode significar paixão, fome e senso de urgência. Empresas a utilizam para estimular o apetite, para criar um senso de urgência em liquidações ou atrair compradores impulsivos em CTA’s.
  • Amarelo: Entre as cores quentes, é a mais energizante, capaz de estimular a alegria, despertar o sentimento de acolhimento e promover o otimismo. Alinhada a cores como o vermelho, por exemplo, também estimula o apetite. Empresas a utilizam para chamar a atenção a um detalhe importante ou causar a sensação de transparência. 
  • Azul: Em tons claros, o azul é capaz de transmitir tranquilidade e conquista. Em tons mais escuros, reforça a sensação de poder. De modo geral, o azul está associado à paz, calma e segurança, além de aumentar a criatividade e espiritualidade. É uma cor frequentemente usada nos negócios corporativos por não ser invasiva e, também, por despertar a sensação de segurança e confiança.

Cores secundárias

As cores secundárias são laranja, verde e roxo. Confira abaixo o que essas cores querem transmitir ao seu consumidor: 

  • Laranja: É uma cor enérgica, sociável e que desperta o entusiasmo. Utilizada para chamar a atenção de forma amigável, já que é menos agressiva que o vermelho. Marcas que querem demonstrar acessibilidade e espírito jovem utilizam essa cor. Já no marketing, seu uso está relacionado a alegria, criatividade e confiança.
  • Verde: Muito associada à saúde, estabilidade e tranquilidade, a cor verde representa vitalidade, natureza, abundância e crescimento. É uma cor muito utilizada para representar empresas que estejam relacionadas a natureza ou questões ambientais. O verde ajuda a relaxar clientes de uma loja, por exemplo. Enquanto no mundo corporativo, está ligado a negociações e relacionamento.
  • Roxo: Se pensarmos de maneira histórica, a cor é utilizada para representar a nobreza e a realeza. Além disso, está diretamente associado ao sucesso, sabedoria e espiritualidade. A cor roxa é, frequentemente, utilizada em produtos e serviços ligados à beleza e que visam o bem-estar.

Existe cor certa para meu negócio?

que cor cor usar em meu negócio

Você deve ter observado que cada uma das cores traz consigo o poder de transmitir os valores de uma empresa. 

Não há uma resposta pronta sobre qual a melhor forma de escolher a cor para sua marca, mas a boa notícia é que a Psicologia das Cores pode te ajudar nesse processo.

A cor correta é aquela que:

  • Representa a marca: Sabia que 80% das pessoas acreditam que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca? Mesmo que sua marca tenha diversas características, sempre há uma predominante. Pergunte-se: a cor que estou utilizando corresponde ao que estou vendendo? Essa cor corresponde a personalidade de marca que quero passar aos meus consumidores? 
  • Atrai o público: Pesquisas mostram que os homens, geralmente, preferem cores chamativas, enquanto as mulheres, preferem cores mais suaves. Não estamos aqui dizendo que você deve trabalhar com estereótipos de gênero, mas sim exemplificar que, se você conhece o seu público-alvo, você sabe a cor que vai falar diretamente com ele.
  • Diferencia sua marca: O cérebro humano prefere marcas reconhecidas instantaneamente. Sendo assim, a escolha da cor é de extrema importância na criação da identidade de uma marca.

Lembre-se sempre: O que importa são os sentimentos e emoções que você desperta em seu público.

Reflexão

Muito mais importante do que qualquer associação “padrão” entre cor e significado, para se ter bons resultados, é preciso focar na personalidade que se deseja criar e transmitir.

Ao conhecer seu público-alvo e garantir que a combinação de cores representa o Arquétipo escolhido para personificar a marca, sua mensagem passa a ser entendida pelo seu público.

Consequentemente, quando o público entende uma marca, passa a confiar e se identificar, o que, claro, gera mais vendas.

Você entendeu o significado das cores no marketing? Aprendeu como a psicologia das cores tem o poder de interagir com as emoções dos usuários influenciando diretamente suas decisões de compra

Se deseja trabalhar as cores e Arquétipos para criar uma marca forte que supre as expectativas inconscientes do seu consumidor, agende agora mesmo sua Consultoria Arquetípica.

Abraços fraternos,

Equipe Símbolo Consultoria

Se deseja receber mais informações sobre esse tema, se inscreva para receber conteúdos em primeira mão.

Compartilha o post: